Por Nátaly Dauer
A Nokia confirmou ontem o lançamento no mercado norte-americano de seu mais novo tablet N900, após meses de atraso e diversas especulações sobre o recorrente adiamento da venda do dispositivo. O N900 é equipado com o sistema operacional Maemo 5, baseado em Linux.
Embora definido como um tablet para internet, muitos acreditam que ele substituirá o N97 como o principal smartphone da companhia, afirma o site TechTree.
Nos EUA, o aparelho desbloqueado custará 649 dólares e estará disponível, a princípio, nas lojas com a bandeira Nokia de Nova York e Chicago e para venda online (em www.nokiausa.com), para usuários que compraram antecipadamente. A empresa ainda não esclareceu se já há acordo de exclusividade com alguma operadora para subsidiar os preços do tablet.
O aparelho traz diversas funções, sendo um dos mais completos da empresa. É composto por umprocessador ARM Cortex A8 (o mesmo usado no iPhone 3GS), display touchscreen de 3,5" e 800×480 pixels, 256 MB de RAM dedicado, oferece conectividade via GSM e HSDPA, vem com tecladoQWERTY completo e 32GB de memória interna (expansível com cartões microSD). Seu sistema Maemo5 é baseado em Linux e outros componentes open source, como o Gnome e diversos subsistemas da distribuição Debian Linux e da Fundação Mozilla, e ainda traz as funções usuaisbluetooth, Wi-Fi e câmera de 5 megapixels, como descreve o site Mashable.
O site da Nokia explica que o software Maemo (maemo.org), por trazer uma plataforma open source, permite o desenvolvimento de diversas aplicações por qualquer interessado, como podcasting, Twitter e mensagens instantâneas. O site também traz mais informações e imagens do N900.
Segundo informações da própria Nokia, o N900 não virá ao Brasil tão cedo: a empresa ainda está promovendo o N97, lançado em setembro.