OS X 10.8 Mountain Lion: mais parecido com o iPhone do que nunca
- Por Adrian Covert e Sam Biddle
- 15:05 - 16-02-2012
- 938
- 41 Comentários
Surgindo quase do nada, o Mountain Lion, a nova versão do sistema operacional da Apple, o OS X, está mais do que sendo feito — ele estará disponível nos próximos meses como atualização. O mais notável é que ele diminuirá ainda mais a linha entre o iOS e o OS X, trazendo aplicativos como o Mensagens, Notas e Lembretes, além de utilitários como a Central de Notificações e — finalmente — o espelhamento via AirPlay do conteúdo do Mac. Baseado no que a Apple revelou até agora, a maioria das novidades leva funcionalidades do iOS para o desktop. Não que tais apps funcionem exatamente como seus análogos no iOS, mas a sincronização direta deles deixa claro o intuito. Confira mais detalhes das novidades.
Mensagens
O aplicativo mensagens substituirá o iChat, permitindo que você troque mensagens com aparelhos com iOS pelo computador (e não se preocupe, ele também terá suporte ao Gtalk e outros sistemas de mensagem instantânea). O FaceTime também foi integrado ao app, o que só corrobora o plano da Apple de consolidar todas as plataformas de mensagem em um só lugar. Isso provavelmente será o fim da estranha divisão entre iMessage, iChat e FaceTime.
Central de Notificação
O novo sistema de notificações do OS X funciona basicamente da mesma forma da versão para iOS, com um menu que corre para baixo e banners com as atualizações. Pelo que estamos vendo, a Central de Notificações irá acabar com o app Growl, que serviu como sistema base de notificações do OS X por anos.
iCloud
Da mesma forma que a Apple está querendo devorar o Growl, eles também irão atrás de serviços como o Dropbox. Agora você pode fazer o upload de documentos do Mountain Lion para o iCloud. Toda vez que você mudar algo no documento, qualquer aparelho que esteja vendo o documento verá as mudanças. Mas, de acordo com o The Verge, a Apple ainda não criou um sistema em que você possa navegar pelos arquivos do iCloud como se ele fosse uma pasta.
Espelhamento via AirPlay
Finalmente, o OS X terá a capacidade de enviar as informações da tela de nosso computador para a TV (desde que você tenha uma Apple TV). O espelhamento é limitado a 720p e o áudio é estéreo, mas isso parece ok para a maioria dos usos.
Lembretes
O mesmíssimo app Lembretes do iOS 5 chega agora ao Mountain Lion. A funcionalidade de GPS não está presente — e aparentemente ela não seria muito útil aqui — mas você pode fazer buscas nos lembretes, marcar datas e receber alertas. Eles basicamente pegaram a base do iCal (que sumirá) e o transformaram em algo mais robusto.
Notas
Escreve alguma nota na versão móvel do app Notas e ela surge na hora em seu desktop. A versão para desktop, no entanto, tem alguns truques a mais. Você pode pendurar notas no desktop. É possível também arrastar imagens para as notas e enviá-las para outras pessoas.
Gatekeeper
O Gatekeeper é uma barreira simplificada de segurança para pessoas preocupadas em baixar programas maliciosos. Malwares não são um problema muito crítico no OS X, mas caso você fique com o pé atrás, o Gatekeeper permite que você escolha três níveis de download: qualquer tipo, apenas softwares da Mac App Store, ou programas de desenvolvedores confiáveis + softwares da App Store. Se algo violar os níveis de segurança que você escolheu, você não pode instalar o app. Isso pode ser muito bom para avôs e avós.
O Twitter agora está por todos os lados no OS X. O Mountain Lion permite, por exemplo, que você tuíte fotos e links diretamente do iPhoto e do Safari, e toda vez que você for mencionado ou receber uma mensagem direta, uma notificação automática pipocará — não há necessidade de um software específico para Twitter.
Game Center
O Game Center para iOS sempre foi um território secundário da Apple, mas agora o Mountain Lion leva-o direto para o desktop. Você terá que se conectar aos mesmos números e amigos que você tem no celular, mas agora ele está no seu laptop, oras.
Compartilhamento
Sabe aquele ícone em forma de seta presente no iPhone? Aquele que você clica e envia fotos de seu álbum para algum lugar? Agora esse ícone também estará presente nos apps de OS X: enviar e-mail com notas, fazer upload de vídeos e tuitar estão entre as opções da listinha.
Atualizações anuais
A Apple também avisa que agora as atualizações do OS X serão anuais — assim como o iOS. A ideia é acompanhar a evolução do OS X lado a lado à do iOS, que também tem uma atualização anual programada. Com isso, deveremos ver mais e mais integração entre as duas plataformas — e uma não ficará desatualizada por muito tempo em relação a outra. Até o dia que elas virarem uma só?