Mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Chamar a atenção para a importância da C&T na vida de cada um e para o desenvolvimento do País, assim como contribuir para que a população possa conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. Esses são os objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano ocorrerá de 19 a 25 de outubro em todas as regiões do país, sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Em terras sergipanas, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) – instituição vinculada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (Sedetec) – e a Embrapa Tabuleiros Costeiros são as realizadoras da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Com sua primeira edição no Brasil em 2004, a SNCT a cada ano atrai mais participantes entre pessoas e instituições de ensino e pesquisa.
Em 2008 foram realizadas cerca de 11 mil atividades, em 450 municípios. Somente em Sergipe, durante os seis dias do evento, ocorreram 229 atividades, envolvendo estudantes, pesquisadores e instituições dos municípios: Aracaju, Itabaiana, Lagarto, São Cristóvão, Estância, Umbaúba, Arauá, Itaporanga D’ajuda, Nossa Senhora das Dores, Glória, Frei Paulo, Tomar do Geru, Boquim, Simão Dias, Tobias Barreto, Riachão do Dantas, Japoatã, Santana do São Francisco, Poço Verde, Pirambu, Itabi, Santa Luzia do Itanhy, Moita Bonita, Brejo Grande e Nossa Senhora de Lourdes.
Este ano o tema principal da SNCT será ‘Ciência no Brasil’. A temática busca fazer com que a população brasileira conheça a importância e discuta a ciência e a tecnologia no país. Uma pesquisa feita em 2006 e 2007 pelo MCT, apontou que 85% dos brasileiros não conhecem cientistas e instituições de pesquisa importantes no Brasil. Em 2009 também se comemoram dois marcos importantes na área de C&T realizados por brasileiros: os 300 anos da construção do primeiro balão de ar quente pelo padre Bartolomeu de Gusmão e o centenário da descoberta da doença de chagas, pelo médico sanitarista Carlos Chagas.
As cidades pólo da SNCT em Sergipe serão Aracaju, Itabaiana, Lagarto e São Cristóvão, com uma vasta programação vão desde feiras científica a mostras de vídeos. Ao todo, 15 parceiros estão envolvidos na construção da Semana no Estado: Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA), Embrapa Tabuleiros Costeiros, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE), Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Museu de Arqueologia de Xingó (MAX), Museu do Homem Sergipano (MUHSE), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (Sedetec), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (UNIT).
A Abertura
Apesar de a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ter início no dia 19 de outubro, em Sergipe ela começou mais cedo, nesta quinta-feira, dia 15, com o Seminário do Arranjo Produtivo Local do Leite (APL do Leite), realizado no povoado Lagoa Redonda, em Porto da Folha no espaço Ana Patrícia. O seminário tem como objetivo mostrar os resultados finais e parciais de pesquisas desenvolvidas no Estado, financiadas pela FAPITEC/SE e pelo o CNPq, que visam beneficiar a produção leiteira e de seus derivados. Ao final, será produzido um documento que norteará o desenvolvimento de pesquisas que contribuam para o fortalecimento da bovinocultura leiteira em Sergipe, além disso, será inaugurada a Unidade Móvel “Socializando os Saberes do Campo”.
No dia 16, sexta-feira, será realizado no hotel Aquários, às 7h30, um café da manhã no qual será apresentada à imprensa, aos parceiros e aos demais convidados a programação da SNCT. Estarão presentes no café o secretário adjunto de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Carlos Augusto Franco Guimarães, o diretor presidente da FAPITEC/SE, José Ricardo de Santana, e o chefe geral da Embrapa/CPATC, Edson Diogo Tavares.
Linhas de Ação da SNCT
Em Sergipe a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está divida em cinco linhas de ações como mais de 300 atividades divididas entre elas. As linhas são:
Portas Abertas: Incorpora atividades ligadas as instituições que disponibilizam instalações (laboratórios de pesquisa, museus, bibliotecas, exposições, incubadoras, entre outros) e monitores de acompanhamento para a realização de visita pública, previamente agendada com os interessados.
Atividades Paralelas: Incorpora a programação de eventos realizados pelas instituições participantes durante o período da semana, tais como: palestras, oficinas, cursos, seminários, exposições, feiras de ciências, premiações e similares.
Mostras de Vídeos Científicos e Tecnológicos: Incorpora as sessões de exibições de vídeos e documentários temáticos realizadas nas escolas de ensino Fundamental (públicas e privadas), Médio e Técnico.
Eventos de Interiorização: Realizada em parceria com as intuições sediadas nos municípios do interior do Estado, esta linha incorpora feiras de ciências, visitas e realização de atividades em campos experimentais, apresentação de projetos de pesquisa (resultados), visita a laboratórios, etc. Na edição passada este evento foi denominado de “Ciência na Serra”.
Ida de Cientistas as Escolas: Incorpora a realização de palestras, podendo ser acompanhadas de apresentação e demonstrações de protótipos, produtos em escolas públicas dos ensinos fundamental e médio, da capital e do interior.