O Google apresentou um novo formato de imagem para web, o WebP – pronuncia-se “uépi”. Observando que muitas das páginas que ainda travam são problemas relacionados a download de imagens, a empresa, então, desenvolveu uma alternativa ao padrão JPEG, hoje o mais utilizado na internet.
Segundo a empresa, a compressão do formato é ajustável para que o usuário possa escolher entre tamanho e qualidade de imagem. Eles ainda afirmam que, utilizando o WebP e seu método de compressão, a diminuição no tamanho das imagens pode chegar a até 40%.
A metodologia de compressão utilizada nas imagens é a mesma utilizada pelo codec de vídeo VP8. Ela utiliza codificação preditiva, que usa valores em pixels vizinhos para prever possibilidades de um bloco. Com algumas possibilidades previstas, é necessário apenas codificar a diferença entre o real e a previsão.
O Google também afirma que breve será possível aplicar transparências nas imagens utilizando o formato, com isso podendo inclusive substituir outras codificações, com o PNG. Vale dizer ainda, que todo o formato é desenvolvido em código aberto.