Divulgação |
Transition: o avião que vira carro já pode ser encomendado nos Estados Unidos |
SÃO PAULO – Um carro que se transforma em avião pode parecer o sonho de quem enfrenta longos engarrafamentos – mas o projeto já é uma realidade nos Estados Unidos.
O Transition faz 185 km/h no ar, é movido à gasolina e possui asas dobráveis ativadas por um sistema controlado de dentro do cockpit.
Em menos de 30 segundos, as asas são colocadas verticalmente na lateral do carro enquanto o motor é direcionado para as rodas.
Segundo informações da BBC, a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos aprovou a produção do veículo na categoria aeronave esportiva leve.
A empresa responsável por ele, Terrafugia, esclarece que o Transition é classificado como uma aeronave que roda em estradas, e não como um carro voador. A especificação se deve justamente à licença necessária: é preciso ser um piloto registrado dentro da categoria para dirigi-lo, e não somente possuir carta de motorista.
Especificações
O objetivo da fabricante não é substituir os carros, mas sim dar a opção de viagem às pessoas que desejarem (e souberem) pilotar uma aeronave.
Projetado por engenheiros do MIT, o Transition transporta duas pessoas e possui um tanque com capacidade para 75 litros sendo que consome, em média, 18 litros por hora de vôo.
O custo será de US$194 mil para os primeiros a fazerem a encomenda – e é necessário depositar US$10 mil antecipados na hora do pedido. Os primeiro clientes devem receber seus veículos no segundo semestre de 2011. Segundo a Terrafugia, até agora, mais de 70 unidades foram encomendadas.