ovo procedimento permite que a bateria dure até 30% mais.
Por Jacqueline Lafloufa
A Nexeon, empresa britânica advinda da Universidade Imperial de Londres, revela que tem interesse em comercializar a nova tecnologia desenvolvida pela empresa, que permite a fabricação de baterias com mais energia e uma maior vida útil em ciclos de recarga.
De acordo com o site ClickGreen, a tecnologia da Nexeon é baseada na substituição dos anodos baseados em carbono por anodos de siício – o mesmo material usado em transistores e chips de computador. Carbono e silício são dois elementos semicondutores tetravalentes muito próximos natabela periódica e, portanto, carregam algumas características semelhantes.
A capacidade dos anodos de silício de oferecerem cerca de 10 vezes mais carga já era conhecida, mas não existia um método eficiente para estabilizá-lo após diversas recargas. O problema foi resolvido pela Nexeon ao utilizar microestruturas patenteadas. Isso significará quatro ou cinco horas a mais de vida da bateria de laptops, que continuarão com as mesmas dimensões atuais.
Ian McDonald, diretor de engenharia da Nexeon, disse ao The Inquirer que apesar de outras companhias estarem testando tecnologias similares, a empresa possui tecnologia de ponta, simplicidade de produção e preço competitivo para fazer frente ao atual anodo de carbono.
A Nexeon está em contato com fornecedores e potenciais fabricantes do anodo, e considera até mesmo produzir ela mesma o material. McDonald acredita que em cerca de três anos já existirão no mercado baterias com a tecnologia da empresa.
Mais informações sobre a nova tecnologia podem ser obtidas no site da Nexeon em www.nexeon.co.uk.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente dê sua opinião ou sugestões em nosso Blog