Ciência
Borboleta inspira modelo aerodinâmico
Paula Rothman, de INFO OnlineQuarta-feira, 26 de maio de 2010 - 17h10SÃO PAULO – Dupla de cientistas cria réplica perfeita de vôo de borboleta para estudar modelos de aerodinâmica.
Hiroto Tanaka, da universidade de Harvard, e Isao Shimoyama, da Universidade de Tóquio, usaram como base os animais da família Papilionidae.
As borboletas dessa família possuem asas muito largas em comparação à massa de seus corpos. Com suas quatro asas que se sobrepõem, sua freqüência de batidas é relativamente baixa - e seus movimentos gerais ficam muito restritos.
Mesmo com o corpo inteiramente controlando por uma reação passiva ao bater de asas, o animal ainda se movimenta com muita graciosidade.
Os pesquisadores então copiaram a forma da asa e das membranas e veias que a recobrem e, usando um software de análise de movimento, monitoraram a performance aerodinâmica do modelo.
Os resultados mostraram que o vôo pode ser guiado por simples movimentos de bater de asas, sem outro tipo de controle. Segundo os pesquisadores, esse estudo poderá ter implicações em modelos aerodinâmicos futuros.
O trabalho foi publicado na Bioinspiration & Biomimetics.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente dê sua opinião ou sugestões em nosso Blog