O que muda na nova busca do Google?
Guilherme Pavarin, de INFO OnlineQuarta-feira, 05 de maio de 2010 - 16h23Reprodução |
Nova tela de busca do Google: mais refinada, intuitiva e limpa |
SÃO PAULO – Se para você, leitor, a página do Google ainda não mudou, tenha calma. Todos os usuários brasileiros terão uma nova e mais personalizada busca pelo site a partir de amanhã, segundo o designer de experiência do usuário da companhia, Jon Wiley.
Hoje, em videoconferência realizada no Googleplex Brasil, em São Paulo, o funcionário americano apresentou as mudanças de refinamento e filtros que devem entrar no site até o final desta semana em 37 idiomas - incluindo o português - para usuários do mundo todo.
A maior das alterações, de acordo com Wiley, acontece na ala esquerda do site de buscas. No canto de afunilamento, o Google passa a dar um destaque especial para as opções de categorias mais populares de pesquisa, a exemplo de “Imagens”, “Livros”, “Blogs”, “Vídeos” e “Notícias”, que costumavam ficar escondidas dentro do campo de busca avançada.
Neste painel lateral que percorre metade da tela, ainda há alguns filtros personalizados que devem variar conforme a busca do usuário. Deste modo, as seleções de sites e pesquisas relacionadas dependerão da classe do termo inserido pelo usuário; exemplificando: se um usuário pesquisar uma marca de tênis, surgirá, além das configurações triviais, uma série de opções cabíveis àquela busca, como “sites com imagens”, “compras”, “cor”, entre outras.
Tal recurso se mostra particularmente útil no caso de busca por determinados assuntos considerados “quentes”. Isso porque, com a separação de conteúdo, são expostas as opções de pesquisa por data de publicação e relevância, o que impede que o usuário busque por fatos recentes sobre um vulcão e caia numa página da Wikipedia, por exemplo.
Outra novidade da barra lateral é a maior importância das “Atualizações”, que servirá basicamente como radar do que está ocorrendo em tempo real, pois agrega todos os resultados de redes sociais, sobretudo do Twitter, com uma série de gráficos e posts rápidos.
Segundo Emmanuel Evita, Gerente de Comunicação e Assuntos Públicos do Google Brasil, a intenção é integrar os variados tipos de busca do site - como blogs, microblogs e notícias – de um modo mais intuitivo ao usuário, dependendo do artigo buscado por ele.
“O erro da busca sempre pode ocorrer, não existe busca perfeita”, diz Evita. “Mas a intenção é acertar as relações dos artigos e aprimorar a ferramenta com o tempo”.
Hoje, em videoconferência realizada no Googleplex Brasil, em São Paulo, o funcionário americano apresentou as mudanças de refinamento e filtros que devem entrar no site até o final desta semana em 37 idiomas - incluindo o português - para usuários do mundo todo.
A maior das alterações, de acordo com Wiley, acontece na ala esquerda do site de buscas. No canto de afunilamento, o Google passa a dar um destaque especial para as opções de categorias mais populares de pesquisa, a exemplo de “Imagens”, “Livros”, “Blogs”, “Vídeos” e “Notícias”, que costumavam ficar escondidas dentro do campo de busca avançada.
Neste painel lateral que percorre metade da tela, ainda há alguns filtros personalizados que devem variar conforme a busca do usuário. Deste modo, as seleções de sites e pesquisas relacionadas dependerão da classe do termo inserido pelo usuário; exemplificando: se um usuário pesquisar uma marca de tênis, surgirá, além das configurações triviais, uma série de opções cabíveis àquela busca, como “sites com imagens”, “compras”, “cor”, entre outras.
Tal recurso se mostra particularmente útil no caso de busca por determinados assuntos considerados “quentes”. Isso porque, com a separação de conteúdo, são expostas as opções de pesquisa por data de publicação e relevância, o que impede que o usuário busque por fatos recentes sobre um vulcão e caia numa página da Wikipedia, por exemplo.
Outra novidade da barra lateral é a maior importância das “Atualizações”, que servirá basicamente como radar do que está ocorrendo em tempo real, pois agrega todos os resultados de redes sociais, sobretudo do Twitter, com uma série de gráficos e posts rápidos.
Segundo Emmanuel Evita, Gerente de Comunicação e Assuntos Públicos do Google Brasil, a intenção é integrar os variados tipos de busca do site - como blogs, microblogs e notícias – de um modo mais intuitivo ao usuário, dependendo do artigo buscado por ele.
“O erro da busca sempre pode ocorrer, não existe busca perfeita”, diz Evita. “Mas a intenção é acertar as relações dos artigos e aprimorar a ferramenta com o tempo”.
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