Engenheiro cria calculadora que roda Linux e pode ser construída em casa
Karmômetro (?)
tende a neutroCom tela sensível a toque e software totalmente open-source, aparelho é impressionante mas não muito econômico
por Aylons Hazzud
O engenheiro Matt Stack não estava satisfeito com suas duas calculadoras gráficas, uma HP 50g e uma TI-89. Não que elas fossem ruins – ele e as adora – mas ele queria algo que ele pudesse alterar mais profundamente. Partindo desta filosofia “open source”, que é a mesma do Linux e Firefox, ele decidiu criar uma calculadora não só para ele, mas que qualquer um pudesse recriar e alterar.
O resultado foi a Open Sci Cal, com tela touch screen, entrada para cartão de memória e que roda Linux, naturalmente. Com um processador de 1GHz digno de um smartphone, o equipamento pode ser melhor definido como um tablet especializado: assim como um N800 é para acessar a internet, a Open Sci Cal é para fazer contas. Obviamente, não o tipo de conta que se faz com uma calculadora comum: para demonstrar seu equipamento, Matt fez uma análise estatística usando dados de astronomia coletados online, direto da própria calculadora.
Ela também é bem mais cara que uma calculadora comum. Baseada em um kit eletrônico de faça-você-mesmo chamado Beagle, para montá-la do zero é necessário gastar aproximadamente de R$610,00, somente nas peças. Para quem já tem um Beagle, o kit pode ser adquirido online por US$239,25 mais o frete e possíveis tarifas de importação para o Brasil. Mas assim como roupas de grife, uma calculadora também pode ser uma questão de status, opina Stak para o blog Gadget Lab da revista Wired. “A calculadora era o símbolo definitivo de status entre os mais nerds dos nerds e eu quis trazer isso de volta”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente dê sua opinião ou sugestões em nosso Blog