Radio VOlt Fm

domingo, 15 de novembro de 2009

Mestrando para novatos

Postado por Rafael Bandeira -  em 29/08/2009 11:47
Blog: RPG e outras Nerdices








Muitos não têm paciência para mestrar uma campanha para quem nunca jogou. Nesses casos, é muito mais que um jogo, tem-se que ensinar regras, dar dicas constantemente e ter um pouco de paciência.
Geralmente os novos jogadores vêm com idéias diferentes sobre RPG. Uns acham que é como um “MMORPG de mesa”, outros acham que o objetivo é subir de nível, outros acham que tudo que aparece na frente é inimigo, como num video-game.
O ideal é ter um bom cronograma determinado e uma boa aventura, de preferência fechada. Eis umas dicas:

Crie uma boa aventura

Para o primeiro dia de jogo, o interessante é dar um gostinho de tudo que se pode fazer em termos de regras do sistema. O ideal é que tenha alguns testes de perícias ou habilidades, sem esquecer de uma boa batalha ou um desafio inusitado. Interpretar e rolar dado não pode faltar no primeiro encontro.

Ajude na criação dos personagens

Se o pessoal que vai jogar não tem nenhuma noção do jogo, o ideal é que o mestre faça ou ajude bastante na criação dos personagens. Eu não gosto de criar personagem no primeiro dia, pois pode tomar tempo explicando regras e o pessoal pode se desmotivar. Gosto de perguntar, dias antes, que estilo de personagem cada um quer jogar, suas características físicas, sua profissão, idade, hobbies… enfim, levanto o que cada um espera do personagem e crio um pra que já role jogo no primeiro encontro.

Faça-os se interessar pelo jogo

Se os jogadores novos criarem seus próprios personagens, a probabilidade de se apegar a eles é maior. Mas há maneiras de se fazer o jogador se interessar durante o jogo. Algumas dicas que dei no post sobre incentivar jogadores tímidos são válidas aqui. Gosto de fazer o jogador se apegar dando um certo valor a seu personagem no jogo. Faço-o achar um amuleto misterioso que ele não pode mostrar a ninguém, ver uma cena que pode comprometer muita gente se revelada, um PDM conta um segredo momentos antesde falecer… Dou importância ao personagem.

Fira o sentimento deles

Pode parecer cruel, mas funciona! Se os jogadores criaram os personagens, contaram seu dinheirinho pra comprar equipamento, meio de transporte, casa e tudo mais, gosto de tirar tudo deles logo de início hehehe! Tá é bem malvado isso, mas gera um sentimento de “vamos atrás de tudo que perdemos”! Outras opções mais clichês são o rapto de um familiar ou amigo ou a morte de um ente querido. Essas também funcionam.

Faça-os se sentirem importantes

Para que eles entrem de cabeça no jogo, dê importância a suas ações. Gosto de, logo de cara, fazê-los resolver um problema local, como, por exemplo, uma série de assaltos que estão acontecendo na vila onde moram, ou o desaparecimento de gado dos criadores locais. Transformo-os em heróis locais e inflo seus orgulhos, tornando-os prontos pra novas aventuras.

Faça a primeira mesa pequena

Não se estenda na história nem no tempo de jogo. Faça grandes acontecimentos logo de cara, mas como num bom livro ou seriado, deixe um gancho curioso sobre o que está por vir no próximo jogo. Isso deixará os jogadores instigantes, sedentos pela próxima sessão de jogo.
E aí? Prontos para começar aquele grupo novo? Mãos à obra!
Vejam outras dicas em www.liberludo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente dê sua opinião ou sugestões em nosso Blog