Não importa se sua carga de trabalho é de 6, 8, 10, 12 ou 14 horas. É preciso dividir seu tempo para poupar sua saúde e sua sanidade.
Por Rodrigo Martin de Macedo
O Workrave ajuda a manter uma rotina mais saudável de trabalho, sugere exercícios e possui opções avançadas de configuração
Você já deve ter se cansado de ouvir conselhos da sua mãe. Nossas mães adoravam nos mandar sair do videogame e ir tomar um ar fresco. Ironicamente, o mesmo não acontece quando estamos no escritório. Difícil é ouvir de um chefe algo como “trabalhe menos, vá tomar um ar fresco”. Mas, não é por isso que você não deve se cuidar.
Não abordaremos o uso de periféricos ergonômicos nesta matéria, mesmo sendo um assunto importantíssimo (sempre que possível, use mouses e teclados ergonômicos. Uma boa cadeira também é indispensável). Trataremos o excesso de trabalho. Passar horas a fio olhando um monitor e digitando além de estresse pode trazer problemas visuais e LER.
A menos que você trabalhe em um ambiente “linha dura”, monitorar seu tempo e programar pausas pode ser feito sem gerar caras feias.
Programe seu dia para dois tipos de pausa: curtinhas e mais longas. As pausas curtas devem aparecer mais vezes durante seu expediente e devem ser usadas para desviar os olhos do monitor e realizar algum exercício de alongamento. Nas pausas mais longas, caminhe pela sala, bata um papo com um colega (por Messenger não vale!) ou vá tomar um suco.
Esta é a dica mais difícil. Como marcar o tempo sem se distrair com ele? Felizmente existem softwares que fazem isso por nós. O aplicativo gratuito Workrave (www.workrave.org) é um deles.
O Workrave vem pré-configurado com micropausas de 30 segundos a cada 3 minutos, número que pode ser um pouco exagerado, mas que é possível alterar. A pré-configuração de pausa longa, chamada de “descanso”, é de 10 minutos a cada hora.
Sugiro utilizar uma micropausa de 2 minutos a cada 20 minutos, e de 5 minutos a cada hora. Avalie como você se sente melhor. A beleza do Workrave está no fato de que, além de poder ser programado, ele desconta a interrupção de uso do computador.
Se você deixa de digitar algo no teclado ou mover seu mouse por mais de dez segundos, o programa assume que você saiu da frente da máquina e congela o cronômetro, que volta a registrar o tempo após algo ser digitado ou o mouse ser movimentado.
Nas pausas mais longas, o programa oferece diversos exercícios para alongar músculos e dificultar a incidência de lesões por esforço repetitivo. Como adicional, o Workrave está completamente em português.
É lógico que isso não basta. Gerenciar melhor o tempo é apenas uma parcela, que se soma a outras recomendações de ergonomia. É prudente antes mesmo de começar a trabalhar realizar um rápido alongamento. Além dos sugeridos pelo Workrave, diversos sites mostram outras dicas de alongamento. O site da Ache, por exemplo, tem uma lista de dicas ilustradas.
Todas as dicas dadas nesta matéria não surtirão o efeito que poderiam se você não for capaz de se organizar e gerenciar corretamente seu tempo. Funcionários que possuam dezenas de tarefas diárias precisam de um método de gerenciamento, como o GTD, por exemplo.
Se organize para trabalhar com folga suficiente, para poder respeitar os períodos de descanso propostos nesta matéria, mesmo que isso signifique sair um pouquinho mais tarde do escritório de vez em quando.
O Workrave está disponível para Windows e Linux. Usuários de Mac OS X podem recorrer ao excelente (e também gratuito) Timeout (www.dejal.com/timeout).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente dê sua opinião ou sugestões em nosso Blog