Projeto ainda exige boas noções de programação e conhecimento técnico.
Por Matheus Gonçalves
Um grupo de programadores dos Estados Unidos criou um cartucho de desenvolvimento de jogos para o famoso console de 16 de bits da japonesa Nintendo, o Super Nintendo ou SNES. O Quickdev16 pode ser conectado ao computador via USB para receber os jogos e funciona em Linux, Windows e Mac OS X.
De acordo com o site Hack a Day, o cartucho usa um microcontrolador chamado ATmega644. A interface de programação, software usado para criar os jogos num PC ou Mac e os enviar ao cartucho, conta com um poderoso console de depuração para “caçar” erros.
Cartucho programável para SNES
O cartucho pode ser usado para desenvolver novos jogos ou, simplesmente, para servir de “receptáculo” de jogos existentes “pirateados” da internet – com um único cartucho, é possível jogar toda a biblioteca de jogos do SNES. Segundo o site do projeto, todo o processo se dá via linha de comando nas três plataformas, mas uma interface gráfica está nos planos.
Atualmente há suporte a consoles Super Nintendo NTSC e PAL, mas não a versões mais avançadas do videogame que usavam processadores digitais de sinais (DSP).
Todo o projeto está sendo distribuído de forma gratuita, incluindo a parte eletrônica e o código fonte de todo o software. Mais informações e um vídeo com o cartucho em ação estão disponíveis em bit.ly/snescard.
www.geek.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente dê sua opinião ou sugestões em nosso Blog