Radio VOlt Fm

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Parallels 5 deixa o Windows com a cara do Mac OS X

Por Antonio Blanc

O Parallels, software de virtualização para Macs, permite rodar o Windows dentro do Mac OS X – tanto contido dentro de uma janela única, como se fosse um computador separado, como em janelas autônomas para cada aplicativo, “flutuando” no mesmo espaço que as janelas nativas do Mac. Mas elas ainda pareciam janelas do Windows. A nova versão do Parallels agora “maquia” as janelas do Windows, deixando-as iguais às do sistema anfitrião.


Parallels 5: janelas do Windows com jeitão de Mac OS X.

Desde a migração para os processadores Intel, ficou muito mais fácil rodar o Windows em um Mac. Software de virtualização, como o Parallels Desktop, VMWare Fusion e VirtualBox, permite colocar aplicativos como o IE 8 ao lado de uma janela do Pages, sem a necessidade de reiniciar o computador ou ficar “chaveando” entre os dois sistemas, como se isso fosse a coisa mais natural do mundo.

A concorrência neste mercado é acirrada. Há pouco mais de um mês a VMWare colocou no mercado o VMWare Fusion 3, tendo como principais destaques a capacidade de rodar o Windows 7, compatibilidade com o Snow Leopard e desempenho superior ao concorrente, especialmente em máquina com pouca RAM (1 GB). Agora é a vez da Parallels dar o troco, implementando todos estes recursos e mais alguns em seu Parallels Desktop 5.

Uma das novidades é uma nova versão do modo Coherence: agora, o Parallels pode aplicar um “tema” aos aplicativos Windows, deixando-os visualmente mais similares aos do Mac, o que resulta em um desktop mais harmonioso. Além disso também é possível compatibilizar os atalhos de teclado, para que você possa usar a combinação Command+C / Command+V, por exemplo, para copiar e colar, em vez de ser forçado a se lembrar do Ctrl + C e Ctrl + V.

Também há suporte a multi-toque em máquinas virtuais Windows, um “compressor” que ajuda a economizar espaço em disco e melhor compatibilidade e compartilhamento de dispositivos USB. O Parallels Desktop 5 pode ser adquirido por US$ 79,99, e inclui uma licença de um ano do pacote de segurança Kaspersky Internet Security. Mais informações na página oficial, em www.parallels.com.

www.geek.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente dê sua opinião ou sugestões em nosso Blog