RAFAEL CAPANEMA
da Folha de S.Paulo
da Folha de S.Paulo
*
Folha - A produção musical atual considera que as canções serão ouvidas em fones e caixas de baixa qualidade?Rodrigo Paiva/Folha Imagem |
Rick Bonadio, produtores de diversas bandas pop, afirma que MP3 tem qualidade "ruim" |
Vou fazer o melhor para aquele som sair do estúdio com a melhor qualidade possível. Mas lamento bastante o fato as pessoas estarem ouvindo tudo em MP3, que é uma qualidade ruim, em aparelhos também ruins. A geração dos meus filhos não tem muita noção do que é um som bom, e isso é lamentável.
Folha - Um leigo consegue diferenciar uma faixa de um CD de um arquivo em MP3?
Bonadio- Tendo um aparelho bom, é muito fácil. Mas numa caixinha de computador você não vai perceber a diferença.
Folha - O ritual de ouvir música mudou?
Bonadio - Hoje, é apenas mais um entretenimento. Se você ouve música enquanto mexe no MSN e no Orkut, não dá para curtir o suficiente. Você não presta tanta atenção à música nem dá tanto valor a ela. Mas isso é fruto da evolução. A molecada de hoje é assim. Eles já nascem com a cabeça desse jeito, e isso não vai mudar.
Folha - O CD está prestes a ser extinto?
Bonadio - Acho que ele vai ter o seu espaço, mas vai dividi-lo com o MP3 e com a música em WAV, com a mesma qualidade do CD, mas distribuída pela internet. Eu acho que quem vai morrer, logo, logo, é o MP3. Por uma questão de evolução natural de tecnologia.
O último iPod que eu comprei tem 120 Gbytes, cabe bastante música em WAV. Os arquivos em WAV são maiores, mas a internet também vai ficar mais rápida. Para que você vai querer o MP3 se pode ter algo com muito mais qualidade?
Folha - O formato de álbum também corre risco?
Bonadio - Já está acabando, e é totalmente desnecessário. A gente está voltando para o início, para a época dos compactos.
Acho ótimo. O artista tem que ter liberdade de produzir de acordo com a demanda do público, e não por imposição do mercado, que era o caso do CD.
Você lança duas, quatro músicas, até ter material suficiente para um disco inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente dê sua opinião ou sugestões em nosso Blog