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quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sonico abre filial no Brasil contra orkut

Quarta-feira, 21 de outubro de 2009 - 15h23 Guilherme Pavarin, de INFO Online



















Alexandre de Freitas, que cuidará das operações brasileiras da Sonico no Brasil: rede argentina quer uma postura agressiva no Brasil



SÃO PAULO – A rede social argentina Sonico inaugurará, em novembro, um escritório no Brasil para combater o avanço do Facebook e reduzir a hegemonia do orkut.

O responsável pela espinhosa missão é o executivo Alexandre de Freitas, de 41 anos, que acaba de assumir o cargo de Country Manager em território nacional.


“Este investimento é uma grande aposta no Brasil. É aqui que temos nosso maior número de usuários”, diz o executivo, sem revelar valores, mas ressaltando que os brasileiros representam 22% de toda a base registrada na rede social – cerca de 8,6 milhões de usuários.

Segundo ele, a Sonico, agora, trabalha em sua “tropicalização”. Com a instalação da filial brasileira, a equipe do site passará a localizar o conteúdo, fazendo com que as páginas e a linguagem sejam adaptadas ao estilo de vida do brasileiro.

Os conteúdos da Sonico também passarão por um processo de moderação para fotos, vídeos e textos, o que, de acordo com Freitas, pode ser encarado como um diferencial para o público que não se adapta aos spams e outros infortúnios do orkut.

“O orkut faz parte da primeira geração das redes sociais. Está perdendo espaço, pois tem um público muito jovem e muitos problemas de moderação. Claro que não podemos desprezar o Google (dona do orkut), que é uma empresa de grande caixa, mas queremos manter o crescimento agressivo da Sonico”, declara.

Para o executivo, a briga entre as redes sociais no Brasil não será fácil, mas os mais de 35 milhões de usuários de orkut no país não amedrontam as ambições da Sonico. A rede social argentina pretende pegar fatia do bolo do site do Google e, ao mesmo tempo, lutar diretamente com o Facebook.


Com mais de 300 milhões de usuários pelo mundo, a rede Facebook possui “um produto competitivo”, segundo as palavras do Country Manager da Sonico, e já provou que vem crescendo no Brasil nos últimos meses, principalmente depois da visita do CEO Mark Zuckerberg ao país.

Em meio a esta guerra, a Sonico também quer acabar com o histórico de redes sociais estrangeiras que abrem filial no Brasil e não conseguem sobreviver na sombra do orkut. No fim de junho deste ano, a rede social americana MySpace fechou seu escritório brasileiro depois de um ano e meio de operação. Além deste caso, nenhuma outra operação de rede social se consolidou no país.

Acordo com gravadoras

Dentro da Sonico, não haverá nenhum arquivo ou link para conteúdos protegidos por direitos autorais. A solução encontrada pela rede social é fazer acordos com grandes gravadoras.

Sem revelar maiores detalhes, Alexandre de Freitas informa que estão sendo acertadas parcerias com produtores e selos a fim de disponibilizar música e vídeos aos usuários.

A medida seguirá na contramão das duas principais rivais no Brasil, orkut e Facebook, que, apesar de alguns esforços contrários, mantêm uma série de links e arquivos protegidos por copyright.




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