Por Antonio Blanc
Espaço em disco nunca é demais. E para aproveitar melhor o espaço disponível em seus HDs a Western Digital desenvolveu um novo e mais eficiente método para formatação do disco, batizado de Advanced Format, que resulta em até 10% mais espaço livre. Parece pouco, mas em um disco de 500 GB isso representa 50 GB a mais “de graça”.
O segredo é um novo método de organização dos dados, com setores físicos de quatro quilobytes, o que permite fazer melhor uso do espaço disponivel. Além disso, a Western Digital aumentou o tamanho da área dedicada à correção de erros (ECC) em cada setor, o que deve aumentar a confiabilidade dos discos em até 50%.
A “pegadinha” é que, embora funcione bem em sistemas operacionais mais modernos como o Windows Vista e Windows 7, o Advanced Format causa queda de desempenho do disco no Windows XP. Segundo o site PC Perspective, isso acontece por diferenças no alinhamento entre os setores físicos e os “clusters” de dados do sistema de arquivos NTFS.
Para resolver o problema, a Western Digital criou um utilitário chamado WDAlign que corrige o alinhamento, e também incluirá nos novos HDs um jumper que força o firmware do drive a se comportar de forma mais compatível com o Windows XP.
Infelizmente, a tecnologia Advanced Format não pode ser aplicada em HDs já existentes no mercado, pois requer mudanças substanciais no firmware da unidade de disco. Tal modificação, entretanto, é apenas “interna”: os discos continuam usando interfaces SATA, compatíveis com qualquer placa-mãe disponível.
Os primeiros discos “Advanced Format” nas lojas serão os Western Digital Caviar Green de 1 TB da série EARS, que devem chegar ao mercado (nos EUA) nas próximas semanas. Preços não foram informados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente dê sua opinião ou sugestões em nosso Blog