Por Nátaly Dauer
Para notícias sobre atentados ou catástrofes, por exemplo, que ocorrem de repente, dificilmente equipes de repórteres conseguem chegar imediatamente ao local para registrar as cenas, o que é bem simples para quem já está lá. Por isso, foi lançado ontem o novo canal de vídeos do Youtube, nomeado YouTube Direct, feito para organizar a maneira das empresas de notícias localizarem vídeos caseiros sobre grandes acontecimentos.
Com o advento do jornalismo amador, qualquer pessoa que possuir uma câmera, uma conexão com a internet e souber elaborar perguntas pode se tornar repórter. Agora, por meio do YouTube Direct, também é possível enviar vídeos para qualquer agência de notícias – que vai escolher utilizar ou não o material, via dashboard privado.
Essa nova ferramenta permitirá às organizações de notícias a visualização e transmissão dos vídeos assim que forem publicados, utilizando os melhores em suas transmissões e inserindo-os em seus sites.
Para assegurar a credibilidade dos conteúdos, o site, como uma ferramenta de open source, permite às agências de noticias customizar seus processos de envio. Espera-se que as mais críveis exigijam que os usuários que postarem os vídeos deixem suas informações para contato, para poderem confirmar sua validade, diz o site Tech Crunch.
Claro que, mesmo assim, as agências serão as principais responsáveis pela verificação dos conteúdos que divulgarem, o que pode exigir bastante trabalho para os sites mais populares.
Esse aplicativo open source permite às organizações midiáticas customizar versões da plataforma em seus próprios sites, conta o blog do Youtube, que também informa que os conteúdos postados continuarão fazendo parte do canal principal, para os usuários acompanharem a validação editorial de seus vídeos e sua audiência.
A plataforma visa às agências de notícias, mas o Youtube afirma que pode ser usada por qualquer organização ou site procurando por conteúdos de vídeo. O site PC Mag informa que as agências ABC News, The Huffington Post, NPR, Politico, The San Francisco Chronicle, The Washington Post e a WHDH-TV/WLVI-TV de Boston já estão utilizando o YouTube Direct.
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