Os analistas tecnológicos dizem que o Windows 7 da Microsoft, a chegar nas prateleiras oficialmente hoje, provavelmente constituirá o primeiro verdadeiro upgrade do Windows em 8 anos.
A Microsoft está depositando no Windows 7 as esperanças de um novo sopro de vida no mundo de PCs, onde a maioria dos usuários está usando o versão XP – sistema operativo que foi lançado nos primórdios da administração Bush.
Os especialistas esperam que os usuários de PCs venham a mudar o seu sistema operativo pela primeira vez em cerca de oito anos, quando a Microsoft lançar o Windows 7 hoje.
O último sistema operativo da maior companhia de software do mundo, o Windows Vista, lançado em 2007, foi um disastre. Vista estava cheio de bugs, incompatibilidades de software e hardware, alertas constantes de segurança e outros problemas. O episódio quase destruíu a reputação da gigante tecnológica diante dos consumidores.
“Depois da derrocada do Vista, há muito que fazer para a Microsoft,” disse Scott Anthony, diretor gerente das Innosight Ventures, um firma de consultoria de venture capital. “Em todo mundo, existe muita fome de poder no mercado dos computadores, e este lançamento será um grande teste para a Microsoft.”
Até ao momento já começaram a chover muitas revisões positivas do Windows 7. Os especialistas tecnológicos tem dito que o Windows 7 é bom – se não perfeito – e tem um grande potencial de destronar o XP, como o mais prevalecente sistema operativo do mundo.
Neste momento, em cerca de 71.5% dos PCs corre o XP, de acordo com onetmarketshare.com, firma que faz pesquisas do performance do mercado de sistemas operativos. No entanto, em 18.6% dos PCs, corre o Windows Vista.
“Existe muita negatividade em torno do Vista, e a Microsoft perdeu muita simpatia diante dos seus consumidores,” disse Ken Allen, uma gerente de portfólio da T. Rowe Price, que gere um fundo de companhias tecnológica que inclui a Microsoft como uma das acionistas.
A Microsoft tem vindo agressivamente a lançar produtos e serviços (Bing e Zune HD) para alavancar as suas vendas, que caíram nos últimos dois trimestres. O seu terceiro trimestre, que terminou a 31 de Março, marcou a primeira vez que as vendas da Microsoft caíram em 23 anos de história como uma companhia pública.
“A antipatia que a Microsoft criou nos seus clientes pode ser revertida se o Windows 7 for bem recebido,” disse Allen.
Parece que a Microsoft está no caminho certo. A demanda por novos computadores está a aumentar de novo e muitos usuários estão procurando fazer upgrade do seu sistema operativo.
Com a economia mostrando sinais de recuperação, os consumidores podem estar mais dispostos a alargar o cordão da bolsa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente dê sua opinião ou sugestões em nosso Blog