Radio VOlt Fm

sábado, 7 de novembro de 2009

Twitter é traduzido para o espanhol


Por Jacqueline Lafloufa
Com um post redigido em língua espanhola, Biz Stone anunciou a possibilidade de uso da versão em espanhol do Twitter, feita em curto prazo com ajuda de voluntários. Os usuários que trabalharam na tradução receberam o selo de “tradutores do Twitter”, conforme artigo do site Examiner.
Assim, a língua espanhola torna-se o terceiro idioma em que o Twitter poderá ser oficialmente utilizado, além do tradicional inglês e do japonês. De acordo com o site TechCrunch, o Twitter pretende ter interface também em outros idiomas, com preferência para Francês e Alemão.
O suporte a outros idiomas deverá ajudar a trazer um sucesso ainda maior ao serviço de microblogging. Segundo o site CNET News, o Facebook também registrou um crescimento vertiginoso do uso quando passou a disponibilizar versões de suas páginas traduzidas por usuários.
post oficial de Biz Stone também cita alguns twitteiros de destaque em língua espanhola, como o cantor Juan Fonseca (@FONSECA), o jogador de basquete Manu Ginobili (@manuginobili), o astronauta Jose Hernandez (@Astro_Jose), entre outros.
Além do sistema traduzido, também foi lançado o usuário oficial do serviço em espanhol, que pode ser conferido em twitter.com/twitter_es
www.geek.com.br

Google abre ferramentas de desenvolvimento


SÃO PAULO – O Google anunciou esta semana a abertura de novas ferramentas de desenvolvimento de aplicativos em JavaScript para seus serviços.

Apara atender os usuários, o Google disponibilizou o pacote Closure, que traz um compilador, as bibliotecas necessárias para o desenvolvimento e diversos modelos que funcionam como exemplos.,


“Milhões de usuários no mundo utilizam aplicações em JavaScript como o Gmail. Google Docs e Google Maps. Como os desenvolvedores, os usuários querem facilidade para criar grandes aplicativos”, afirmou a empresa em seu blog oficial.

O Closure Compiler age como o compilador oficial. Segundo a empresa, ele é capaz de enxugar o código sem comprometer a desempenho dos aplicativos. Ele remove códigos sem sentido, procura por erros nos comandos e avisa sobre problemas. Ele foi criado para aperfeiçoar os programas que devem rodar melhor nos motores JavaScript dos navegadores.

A biblioteca Closure Library contém uma grande quantidade de complementos que podem ser utilizados na criação de aplicativos para qualquer navegador. Códigos para animações, estrutura de dados e edição de textos, por exemplo, estão presentes no pacote.

A terceira parte do kit consiste de exemplos do Closure Templates. Seus códigos são simples para facilitar o estudo. Além disso, eles podem ser utilizados para compor a interface final do seu programa.

O Dell Alienware M17x vem de outro mundo

Com toda a extravagância que o fato merece, um alienígena aterrissou no INFOLAB para uma autópsia, digo, uma extensa bateria de testes. Preto, mas cheio de luzes coloridas, o DellAlienware M17x não veio à Terra para destruir a raça humana, mas para trazer alegria aos gamers maníacos que tiverem 7.999 reais sobrando. Trata-se apenas de um notebook (e na versão básica, acredite), mas tem a robustez e a configuração necessárias para encarar a jogatina pesada com os amigos da lan house.

O modelo testado veio com processador Core 2 Quad Q9000, de 2 GHz, 4 GB de memória (são dois pentes de 2 GB, com frequência de 1.066 MHz) e 250 GB para armazenamento em HD. O sistema gráfico trabalha com duasplacas de vídeo: a offboard NVIDIA GeForce GTX 260M e a integrada GeForce 9400M. No total, há 1 GB de memória dedicada para vídeo. A máquina veio com Windows Vista Home Premium, mas essa opção não está mais disponível na loja online da Dell, que promoveu o upgrade de tudo para Windows 7.

Como não poderia deixar de ser, o micro aposta num design chamativo, mas apenas quando ele está ligado. Com as luzes apagadas, o Alienware só não passa despercebido por causa do tamanho e do peso. O laptop tem 5,3 quilos e mede 40,6 por 4,9 por 32,4 centímetros. Tem acabamento em preto fosco e aspecto quadradão, sem aqueles exageros de asas de dragão, raios flamejantes ou coisas do tipo. Ao apertar o botão de ligar, o usuário se depara com uma porção de luzes. O teclado é iluminado, assim como o touchpad, o logotipo na tela, os alto-falantes na base e a cabeça do extraterrestre que fica na tampa. Cada item pode ter uma das 20 cores diferentes, configuráveis via software.

4 monitores full HD a partir de 620 reais



SÃO PAULO – De um ano para cá, o preço dos monitores full HD caiu pela metade. O modelo LG W2452V, por exemplo, passou de 1.899 reais para 949 reais. Tudo bem, ainda não é uma pechincha, mas será que chegou a hora de colocar o seu micro no mundo da alta definição?

Testamos quatro monitores prontos para o Blu-ray e a jogatina: dois da AOC, um da Samsung e um da LG. Todos entregam o que prometem, com imagens nítidas e cores na medida certa. Destaque para o AOC Deevo, com design moderno e ótimo custo/benefício – sai por 620 reais. Para ver os reviews completos, clique nos nomes dos aparelhos.




Novo RealPlayer SP baixa vídeos do YouTube






Em sua 12ª versão (chamada de SP), o Real Player, um dos programas pioneiros na transmissão de áudio e vídeo streaming, apresenta boas surpresas para o internauta.
A melhor delas é o que software está mais rápido em relação à versão anterior, conhecida como Gold. Isto se deve ao trabalho dos engenheiros do programa, que aprimoram bastante o motor de reprodução de vídeo e áudio do RealPlayer - o deixando bastante leve e ágil, mesmo em computadores mais velhinhos.
O trabalho não resultou apenas em rapidez. O RealPlayer SP agora é capaz de salvar, no HD do PC, os vídeos do YouTube. E é bem simples essa operação. Basta acessar o serviço e deixar o cursor do mouse sobre o vídeo desejado. Depois de alguns segundos, aparece na tela uma mensagem com a opção para copiar o vídeo.
O RealPlayer SP, além de continuar reproduzindo arquivos no formato RMDB e RM, mantém o suporte aos formatos MOV (da Apple) e Flash (Adobe). E conversa tão bem com esses formatos a ponto colocá-los na biblioteca de mídia. Nesse local, o internauta pode organizar os vídeos, as músicas em MP3, entre outros tipos de mídia. E, se quiser, pode usar o recurso para gravar CDs, enviar arquivos para o iTunes, para players de MP3 e até telefones como iPhone e Blackberry.
Dono de um navegador portátil, o RealPlayer agora estendeu seus recursos para a web. O programa agora conversa com as redes sociais Facebook e o MySpace, portanto, com um punhado de cliques é fácil publicar vídeos da biblioteca nos dois serviços.
O software ainda tem opções de equalizador gráfico e  recursos de mixagem e conversão de formatos de áudio e vídeos. É recomendado para quem curte cuidar da biblioteca de músicas do PC. Na sua versão paga (19,99 dólares), o RealPlayer SP tem suporte a gravação de DVDs e um equalizador profissional, entre outros recursos.

Photosynth cria galeria de fotos 3D


Photosynth cria galeria de fotos 3D




O Photosynth é um plug-in para visualizar imagens 3D. Funciona com a maioria dos navegadores do Windows, entre eles o Internet Explorer e o Firefox.
Desenvolvido pela Microsoft, o Photosynth também é um serviço. Permite que os internautas construam uma foto em 3D e, depois, enviem as imagens para o site do Photosynth. E fazer isso é um processo fácil, já que o Photosynth tem um algoritmo que identifica os dados geométricos da foto, alinhando todas automaticamente.
Essa foto fica publicada no site oficial do Photosynth e o usuário, se quiser, pode compartilhá-la com os amigos.  Quem a acessa, além de poder navegar pela estrutura 3D, pode aplicar recursos de zoom ou visualizar detalhes geométricos. é um recurso bem bacana para quem gosta de mostrar as fotos de viagens. O serviço é gratuito e cada usuário tem 20 GB para armazenar suas fotos.


SINOPSE

Ferramenta de buscas na internet, o Google deixou de ser simplesmente uma empresa para se tornar um sinônimo para a ação de buscar, popularizando mundialmente o termo "googlear". Sergey Brin e Larry Page - os sócios-fundadores da Google Inc. - tornaram-se nomes conhecidos de uma grande parte do planeta. A biografia "Google" narra a trajetória da dupla desde a época em que se conheceram, na Universidade de Stanford, e mostram como eles revolucionaram o acesso à informação.
Baseados em entrevistas, gravações em áudio e vídeo, documentos públicos e privados, textos publicados na internet e e-mails, os autores ouviram mais de 150 pessoas entre funcionários e ex-funcionários da empresa, investidores, concorrentes, parceiros, analistas financeiros de Wall Street, executivos e diretores do Google, professores e administradores da Universidade de Stanford, especialistas em tecnologia e cientistas.
Ao final do livro, três apêndices trazem mais informações sobre o Google. O primeiro deles reúne 23 dicas que ajudam os usuários a fazerem buscas mais precisas utilizando a ferramenta. No segundo apêndice, os leitores encontram um modelo de teste de aptidão para os laboratórios da empresa, enquanto o terceiro apresenta mais dados sobre as finanças da companhia.


Google anuncia ferramenta para ver histórico de usuário


O Google anunciou nesta quinta-feira (5) em seu blog oficial a ferramenta Dashboard --painel de instrumentos, em tradução.
O objetivo da novidade é oferecer uma visão simples e concisa dos dados que estão associados com a conta Google do usuário, por ferramenta utilizada --entre mais de 20 delas.
A empresa provoca: "Você já imaginou que dados estão armazenados sobre você em sua conta do Google?"
A questão lembra que as pessoas podem deixar muitos de seus dados pessoais em ferramentas como Gmail, Orkut, Google Docs, YouTube, entre outros.
O Google diz que, nos últimos 11 anos, desenvolveu produtos que são hoje utilizados por centenas de milhões de pessoas pelo mundo.
"Estamos conscientes da confiança que você nos depositou, e da responsabilidade de proteger sua privacidade e dados", afirma.
Como iniciativa anterior, a empresa cita o Data Liberation Front, para dar aos usuários a escolha de retirar e inserir dados no Google; além de permitir personalização sobre os anúncios publicitários vistos por cada um.
Compartilhe

Fã da Turma da Mônica pode criar suas próprias histórias


RAFAEL CAPANEMA
da Folha de S. Paulo
Neste ano, em que completou 50 anos de carreira, o desenhista Mauricio de Sousa, 74, lançou o site Máquina de Quadrinhos, em que os visitantes podem criar, gratuitamente, suas próprias histórias com os personagens da Turma da Mônica.
Há também planos pagos: assinaturas mensal (R$ 9,90), semestral (R$ 39,90) ou anual (R$ 99) dão direito a pacotes temáticos de imagens, como esportes e Halloween.
Reprodução
Tela do Máquina de Quadrinhos, site de Mauricio de Sousa em que fãs podem criar suas próprias histórias
Tela do Máquina de Quadrinhos, site de Mauricio de Sousa em que fãs podem criar suas próprias histórias
Para criar uma história, é preciso se cadastrar no site.
Com menos de dois meses de existência, a Máquina contabiliza mais de 50 mil histórias e já revelou talentos: dois usuários do site terão suas histórias publicadas nas revistas impressas de Sousa.
As histórias são divididas em sete áreas: roteiro, romance, diversão, humor, inovação, aventura e arte.
"Na Máquina de Quadrinhos não pode haver palavrões, conteúdo difamatório, pornográfico ou preconceituoso, e a violação de direitos autorais e de privacidade", avisa o site. Os temas álcool, drogas, sexo, religião e política "não são adequados para o portal".

Roteador 3-em-1 Edimax compartilha o 3G



roteador Edimax 3G-6200Wg é multifuncional. Além de compartilhar a conexão de internet por Wi-Fi, o aparelho possui duas entradas USB, que servem para duas coisas: ligar um modem 3G e fazer o equipamento trabalhar como servidor de impressão, quando conectado a uma impressora. Com toda essa versatilidade, o preço dele é bem razoável: 360 reais.

Mesmo utilizando o padrão802.11g para o Wi-Fi, o modelo atingiu velocidade média de 25,1 Mbps, com picos de 28,1 Mbps (números referentes ao TCP Throughput, medido pelo programa Ixia Qcheck). A intensidade do sinal ficou em 75%, num ambiente doméstico, à distância máxima de 15 metros. A qualidade da transferência foi boa e não engasgou em momento algum. Já no teste com 3G, oroteador pecou pela falta de velocidade, levando alguns segundos para se conectar.

Nas conexões, que se localizam na parte traseira do aparelho, o 3G-6200Wg possui quatro portas Fast Ethernet WAN e duas USB 2.0. Em uma delas, você pode ligar o modem 3G. A configuração não é muito simples, pois o roteador não reconhece automaticamente a operadora. Por isso, é necessário utilizar o assistente de instalação. Já a outra porta USB pode ser usada para ligar uma impressora. Só que o processo requer configuração manual dos drivers em cada PC, uma tarefa trabalhosa.

A interface web do modelo deixa um pouco a desejar no quesito segurança. Embora tenha filtro de URLs indesejadas e os protocolos WEP, WPA, WPA2 e Anti-DoS, ele não tem suporte a HTTPS, item que garantiria a integridade dos dados transferidos pelo software de gerenciamento.

Tecnologia reforça vida social, diz pesquisa norte-americana


da Reuters, em Nova York
A internet e os celulares não estão isolando as pessoas, mas reforçando suas vidas sociais, de acordo com uma nova pesquisa norte-americana, conduzida pelo Pew Internet and American Life Project.
As redes de discussão médias são 12% maiores entre os usuários de celulares, 9% maiores entre as pessoas que trocam fotos on-line e 9% maiores para aqueles que usam serviços de mensagens instantâneas.
A diversidade é 25% maior para os usuários de celulares, 15% maior para os usuários básicos de internet e ainda maior para os usuários frequentes da internet, serviços de mensagens instantâneas e sites de fotografia.
Crença de isolamento
A pesquisa foi motivada por um estudo publicado por sociólogos dos Estados Unidos em 2006, segundo o qual a tecnologia estava reforçando uma tendência vista desde 1985, a de um maior isolamento social para os norte-americanos, com redução de redes sociais e da diversidade de seus contatos.
Essa é a crença popular, ilustrada por depoimento de Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, preocupado com os jovens que se isolam em computadores e games.
Mas o estudo, intitulado "Isolamento Social e a Nova Tecnologia", constatou que o uso da internet e dos celulares pelas pessoas está na verdade associado a redes sociais maiores e mais diversificadas.
"Quando examinamos a rede social completa de uma pessoa, o uso da internet em geral, e de serviços de redes sociais como o Facebook, em particular, está associado a redes sociais mais diversificadas", afirmaram os pesquisadores em comunicado.
"Nossas principais constatações contestam pesquisas anteriores e medos muito difundidos sobre o impacto social adverso da nova tecnologia", acrescentaram.
A pesquisa telefônica conduzida com 2.512 adultos pela Princeton Survey Research International, em julho e agosto deste ano, constatou que, de 1985 para cá, as dimensões do isolamento social não se alteraram muito.
O estudo constatou que 6% dos adultos não têm alguém com quem possam discutir assuntos importantes, um número que praticamente não mudou de 1985 para cá.