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domingo, 13 de dezembro de 2009

Qual é a do Google Wave?


Qual é a do Google Wave?

SÃO PAULO - O Google quer transformar a comunicação, mas nem todo mundo entende a proposta.

Quem é mais famoso? O Google Wave ou os Beatles? A comparação pode parecer exagerada, mas, ao estrear em 30 de setembro, o novo aplicativo do Google provocou um tsunami digno de uma banda de rock. Segundo o Google Trends, que mostra as tendências de busca na web, a comoção causada pelo serviço foi maior que a do lançamento do jogo The Beatles: Rock Band, considerado o game do ano. Desde maio, quando o Wave foi mostrado na conferência para desenvolvedores Google I/O, nos Estados Unidos, a expectativa já era enorme. Passada a empolgação inicial, muita gente que experimentou o serviço achou a interface confusa. Afinal, que onda é essa? E mais ainda: o que fazer com ela?

Ao entrar pela primeira vez no Google Wave (http://wave.gooogle.com), quase todo mundo tem a mesma reação: “Legal, mas o que eu faço agora?”. O estranhamento faz sentido. A interface do serviço até lembra um pouco a de um webmail, mas é mais complicada. Isso porque o aplicativo pode ser usado de múltiplas formas: como e-mail, mensageiro instantâneo, editor de documentos e até fórum público — tudo isso separadamente ou de modo simultâneo, e em tempo real. Não por acaso, a equipe do Google preparou um tutorial para os recém-chegados, que aparece no Inbox no primeiro acesso.

Na sua essência, o Wave é uma ferramenta online de comunicação, colaboração e compartilhamento. Cada mensagem é chamada de wave, ou onda. Sem ter com quem conversar, o aplicativo não tem muita utilidade. Por enquanto, só dá para interagir com quem já acessa o serviço, e só pode entrar quem recebeu um convite. O número de pessoas surfando por ali ainda é pequeno — estima-se que sejam cerca de 100 mil. A dica é que ninguém precisa ficar olhando para a tela vazia por muito tempo. Quem não tiver amigos no Wave pode digitar with:public no campo de busca para ler e participar de ondas públicas. Basta acrescentar lang:pt na pesquisa para selecionar as que estão em português.

Os 10 programas mais baixados da semana


SÃO PAULO – O AVG 9 Free Antivirus foi o programa mais baixado no Downloads INFO nos últimos sete dias. Prova que a segurança do PC sempre está em primeiro lugar no interesse dos internautas.

Na segunda posição vem um programinha que instala um pacotão de papéis de paredes no Windows. É o NatGeo Wallpaper Downloader, que baixa, automaticamente, 300 fotos da National Geographic.
Leia também:

A planilha para Excel Lista de Compras de Supermercado é a terceira colocada. Tem uma razão. Com ela, ninguém esquece de comprar nada e gasta só o necessário nas compras do mês.

Windows 7 Theme Pack, um conjunto de temas para o novo Windows 7, ganha a quarta posição. O pacote tem 22 temas variados, inclusive, um espacial e outro do Homer Simpson.

O Avast 4.8, um antivirus gratuito, ficou na quinta posição nessa semana. O software de segurança é uma boa opção de segurança para proteger o PC.

Quem fica na na sexta posição é o navegador Google Chrome 4 Beta. Ainda em fase de testes, o browser do Google aceita a instalação de complementos e tem sincronização de bookmarks.

Glary Utilities 2 é o sétimo mais baixado. Esse freewate tem um conjunto de ferramentas para corrigir falhas no Windows e limpar arquivos desnecessários, que deixam o PC lento.

Fences, o oitavo colocado, é um programinha para organizar em cercadinhos os icones e documentos largados no desktop. Ele também deixa o Windows mais bonito e organizado.

A nona posição é ocupada pelo CCleaner, um poderoso programa para limpar os arquivos inúteis do Windows. O software ainda dá um trato no Registro do Windows, deixando o PC um pouco mais rápido.

Sandra Lite, um poderoso programa para descobrir o que tem dentro do PC e realizar testes de desempenho, é o décimo colocado.

Celulares-relógios buscam o seu espaço


AMANDA DEMETRIO
da Folha de S.Paulo
Não há como não associar o celular-relógio da LG, que acaba de chegar ao mercado, com os aparelhos de agente secreto vistos no cinema. Compacto, ele possibilita que o usuário receba chamadas por meio de um fone com a tecnologia Bluetooth. Uma câmera integrada também permite a realização de videochamadas.
O celular-relógio GD910 é resistente a respingos de água de uso comum -você pode usá-lo enquanto lava o rosto, mas não em um mergulho em uma piscina. É bom ficar atento e não molhar a pulseira, porque isso pode reduzir a vida útil do acessório, segundo alerta o manual.
Arte/Folha Imagem
Logo no primeiro uso do aparelho, fica explicado como navegar entre as telas e entre as funções de celular e relógio. É preciso um tempo de adaptação no início, principalmente para conseguir dominar o uso do fone Bluetooth e fazer as primeiras chamadas.
A tela principal é a do relógio. Navegando para os dois lados, você pode fazer chamadas ou acessar as opções do menu.
A tela do produto --sensível ao toque-- tem pequenas dimensões e sensibilidade surpreendentemente boa. Não ocorreram falhas em nenhuma das vezes que um número foi discado no pequeno teclado disponível. Mesmo pessoas com dedos maiores não tiveram dificuldades para discar para fazer chamadas.
O aparelho é charmoso e não é muito grande --são 13,9 milímetros de espessura. Apesar disso, quem tem pulso pequeno deve pedir para experimentar o relógio antes, já que ele pode ficar desconfortável. Ele é feito de aço e vidro, por isso as quedas precisam ser evitadas.
Uma boa função é o text-to-speech, por meio da qual o telefone fala mensagens recebidas no celular, segundo a assessoria do fabricante.
O aparelho também tem outras funções mais básicas como reprodução de músicas, calendário, comando de voz e gravação de áudio. É possível escolher o modelo do relógio que ficará na tela inicial.
O carregamento e a conexão com o computador são feitos por meio de um adaptador que é acoplado ao celular e não existem grandes problemas no processo. Uma dificuldade é colocar o chip SIM, que vai na parte debaixo do aparelho.
Um dos grandes obstáculos do produto é o seu preço. O usuário terá que desembolsar R$ 2.999 (mais do que o preço de um iPhone), se não usar nenhum benefício oferecido pelas operadoras. Por enquanto, somente a Claro vende o GD910.
Concorrência
Outra empresa que tem um produto do tipo é a Samsung, com o seu S9110, apresentado ao mundo em julho deste ano.
O aparelho permite que o usuário cheque suas mensagens no Outlook, do Microsoft Office, e tem outras funções parecidas com as do telefone da LG. O S9110 ainda não é vendido no Brasil, mas na França sai por cerca de 450, segundo preço divulgado pela empresa na época do lançamento.
Além deles, estão disponíveis no exterior muitos outros modelos que aliam as funções de relógio e de celular. No site bit.ly/celularrelogio1, você encontra mais de cinco páginas com opções. Alguns deles trazem teclados integrados na própria pulseira.
O site Amazon.com também tem vários relógios-celulares para vender (veja embit.ly/celularrelogio2). Um destaque é o bit.ly/watchphone1, que traz uma caneta para navegar pela tela.
Como acessório
Os celulares do tipo BlackBerry devem ganhar um relógio a ser integrado. Emwww.getinpulse.com, é possível ver as funções do produto. Ele se conecta ao BlackBerry sem fios e alerta sobre novos e-mails, mensagens de texto e ligações.
É possível fazer a reserva do produto, que sai por US$ 149, mas as entregas só serão feitas nos Estados Unidos e no Canadá. Os aparelhos devem chegar em fevereiro de 2010

Fotografe como profissional em cinco minutos, diz site de vídeos


DANIELA ARRAIS
da Folha de S.Paulo
Aprender fotografia é uma atividade extremamente visual. Então você poderia pensar: melhor do que ler sobre o assunto é ver imagens e vídeos que ensinem técnicas. Para isso, também há sites que ajudam no aprendizado.
O Five Minute Photographer (fiveminutephotographer.com), por exemplo, propõe: "Fotografe como um profissional em cinco minutos". Isso mesmo: bastam cinco minutos para que você aprenda uma nova técnica fotográfica.
Reprodução
Página do canal do Curso de Fotografia Trípode, no YouTube; é possível fotografar como profissional em cinco minutos
Página do canal do Curso de Fotografia Trípode, no YouTube; é possível fotografar como profissional em cinco minutos, diz site
Entre os vídeos, você encontra técnicas para iluminar o assunto a ser fotografado, dicas de como fazer melhores imagens de pessoas, aprende sobre a importância do ponto de vista e da perspectiva, a gerenciar seus arquivos digitais, a desligar o flash da sua câmera e a conseguir bons resultados, entre outras dicas. O único porém é que o site é pago. A assinatura por seis meses custa 29,95 dólares australianos.
Para quem não está disposto a pagar para aprender na internet, o YouTube é um bom destino. No site de vídeos, é possível encontrar explicações detalhadas sobre os mais variados aspectos da fotografia.
Um dos destaques é o Curso de Fotografia Trípode (www.youtube.com/user/jmandrad). O primeiro vídeo se refere ao tipo de câmera que você deve comprar --independentemente da marca, o que importa é que o modelo tenha o modo manual. "A melhor câmera do mundo no automático não poderá competir jamais com os conhecimentos fotográficos que um bom aficionado poderá aplicar com sua câmera no manual", diz o vídeo.
São 45 vídeos, divididos em 22 capítulos que duram quatro, cinco minutos, geralmente. É uma ótima maneira de você aprender um pouco a cada dia.
Para quem tem pouco tempo, um vídeo do usuário do YouTube Klaus Bohn ensina em menos de seis minutos os princípios da composição. Veja em bit.ly/videoklaus.
No Google Videos, o perfil do Learn Photography (bit.ly/learnphoto) oferece um curso para qualquer fotógrafo que está começando. São 16 lições e mais de 60 dicas e instruções para quem usa filme ou digital.
Outros canais cheios de vídeos interessantes no YouTube são o do ProPhotoLife (www.youtube.com/user/prophotolife), o do Pixel Magic (www.youtube.com/user/pixelmagic) e o do What Digital Camera (www.youtube.com/user/WhatDigitalCamera).