Radio VOlt Fm

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Google recruta brasileiros contra o iPhone



Steve Jobs e os fanboys da Apple que se cuidem. O Google Brasil está montando um enorme exército de desenvolvedores no país. E eles vão trabalhar de graça para o Android.
O estímulo ao recrutamento de programadores ficou evidente durante a edição brasileira do Google Developer Day 2010, que ocorreu na semana passada, em São Paulo. Embora a empresa não tenha divulgado o número total de participantes, a diferença era visível em comparação com 2009. Nos dois anos, o evento ocorreu no mesmo local, o Hotel Sheraton São Paulo WTC. Dessa vez, no entanto, uma enorme quantidade de pessoas ficou de pé no auditório principal durante a palestra de abertura. Nos intervalos, era praticamente impossível circular pelos corredores.
Embora o evento tenha abordado diversos temas, de Google Chrome e HTML5 até Google Apps e computação em nuvem, o grande destaque foi mesmo o Android, que, depois de um longo tempo jogado às traças, passou a receber apoio no país. Recentemente, foi liberada a venda de aplicativos por desenvolvedores brasileiros no Android Market, e modelos de smartphones com o Froyo começam a chegar às lojas. O Maps Navigation e a busca por voz em português também incrementaram o sistema.
Hoje, os desenvolvedores de aplicativos para iOS ganham uma fábula por aqui e são disputados a tapa por empresas. Para o Android realmente decolar, precisará vencer essa barreira e atrair o interesse desses e de outros programadores. É claro que isso não virá apenas com o aumento da base de aparelhos, e mesmo o empurrãozinho do Google pode não ser suficiente. O pessoal quer mesmo é ganhar dinheiro. Se não valer a pena, adeus.
Para tentar formar o seu exército tupiniquim, o pessoal de Mountain View está se escorando nos números de crescimento da plataforma. Durante o evento, Peter Fernandez, líder da Admob para a América Latina, afirmou a jornalistas que o tráfego de dados pela web no Android havia passado o iPhone no Brasil no mês passado. Segundo ele, 345 mil smartphones com Android visitaram sites que integram a rede da empresa, contra 330 mil iPhones. Vale lembrar que a Admob pertence ao Google e, por isso, não pode ser considerada uma fonte 100% isenta nesse caso. Os dados, contudo, fazem muito sentido.