Radio VOlt Fm

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Thunderbird 3














Com o DNA do Firefox, o cliente de e-mail Mozilla Thunderbird 3 traz novos recursos para o internauta gerenciar sua caixa de e-mail. O mais interessante é a interface com abas. Bem desenhada, ela deixa as mensagens mais organizadas para leitura e os recursos para enviar um e-mail a um clique do mouse. 

Mas os desenvolvedores do programa não melhoraram só a aparência do programa nessa versão. Eles aprimoraram também o motor do Thunderbird, que ganhou recursos para suportar caixas de e-mail do padrão IMAP. A compatibilidade com o padrão POP foi mantida e também aperfeiçoada - basicamente, para facilitar a configuração de serviços como o Gmail. Na parte de edição de e-mail, o Thunderbird ganhou um corretor ortográfico e recursos para desenho de tabelas.

A Mozilla, desenvolvedora do programa, também aprimorou o recurso de gerenciamento da lista de contatos. Agora, o internauta adiciona o e-mail de um amigo à lista de contatos com apenas um clique. Na versão anterior, esse trabalho não era tão simples assim, já que era necessário abrir uma ferramenta específica. O software também está mais ágil para localizar e-mails, contatos e anexos, graças a um eficiente sistema de busca (que fica na parte superior do programa).

Assim como o Firefox, o Mozilla Thurdebird suporta extensões desenvolvidas por uma comunidade de usuários e desenvolvedores de software. Como o cliente de e-mail ganhou muitos desses recursos nos últimos meses, a Mozilla colocou no software uma ferramenta para o usuário administrar melhor essas extensões.

Fabiano Candido

Fantástico e Pânico copiam YouTube




Na luta para não perder audiência para a internet, as TVs abertas se esforçam para levar para a telona o jeito de exibir conteúdo da web.
Quem parece mais inspirar os diretores de TV brasileiros é o comediante francês Remi Gallard, que brilha na web ao com pegadinhas e esquetes de “reality humor” em seu site NimPorTeQui. O sucesso de Gallard foi até post neste blog, em março deste ano.
Há alguns meses, um de seus quadros mais bem sucedidos ´O Impostor´ foi imitado pelo programa Pânico na TV, que usa o mesmo método de fazer-se passar por outra pessoa para chegar perto de famosos e aplicar-lhes pequenas traquinagens.
No caso do Pânico, a inspiração na web é tão clara que o impostor deles posta fotos de suas peripécias no orkut. O jeito descolado do Pânico é, aliás, um dos responsáveis por levar a audiência mais jovem do Fantástico para a Rede TV.
Há três semanas, para rebater o impostor do Pânico, a Globo recorreu ao impostor original. Esquetes de Gallard vão agora ao ar todo domingo na Globo. Tudo devidamente licenciado.
O sucesso de Gallard na TV aberta brasileira acontece em pleno ano da França no Brasil. Enquanto saraus, peças de teatro e filmes franceses tiveram dificuldades para atrair o público nacional, o escracho de Gallard parece ser o melhor da cultura francesa que a TV aberta pode nos oferecer.

Preço do computador é motivo que menos impede acesso à internet no Brasil


SÃO PAULO - O preço elevado do computador é um problema alegado por apenas 1,7% dos brasileiros que não acessaram a internet em 2008.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 104,7 milhões de pessoas no Brasil não acessaram a internet nos três meses anteriores à Pnad (Pesquisa por Amostragem de Domicílio), realizada em 2008. O número de pessoas sem acesso à internet representou 65,2% da população brasileira.
A falta de acesso ao computador diminuiu em relação à Pnad 2005, quando 37,2% alegavam ser esse o motivo para não navegar na internet. Caiu também a quantidade de pessoas que atribuem ao custo elevado do computador (9,1% em 2005 para 1,7% em 2008).
Não saber usar
Em contrapartida, subiu de 20,9% para 32,8% a quantidade de brasileiros dizendo que não achavam necessário ou não queriam acessar a internet. Não saber utilizar a internet era o motivo de 20,6% da população em 2005 e, em 2008, era de 31,6%.
A Pnad confirma a pesquisa do Ipsos divulgada pela Fecomércio-RJ, que apontava que a redução nos preços dos computadores, com isenções fiscais como a Lei do Bem, vinha aumentando o acesso da população a computadores.
Porém, esse novo consumidor ainda estava se adaptando - muitos deles (57%) afirmavam não saber usar o computador.

Firefox Mobile pode chegar ainda esse mês


Navegação por abas e extensões também estão presentes nessa edição.
Por Matheus Gonçalves
Após meses de desenvolvimento e várias falhas, tudo indica que a Fundação Mozilla finalmente vai apresentar sua primeira versão do navegador Firefox para dispositivos móveis.
Nokia N900 executando a versão mobile do Firefox, que será apresentado ainda esse mês. (Crédito: TechRadar)
Nokia N900 executando a versão mobile do Firefox, que será apresentado ainda esse mês. (Crédito: TechRadar)
Conforme o site V3.co.uk, um porta-voz da empresaafirmou que uma versão de testes será lançada até a próxima semana, e a versão final será liberada antes do fim do ano.
software estará disponível inicialmente apenas nos aparelhos Nokia N900, que é um smartphone de última geração e utiliza o sistema operacional Maemo, baseado em Linux, e será capaz de executar cerca de 30 extensões do Firefox convencional, que já tem data marcada para a apresentação da versão 3.6.
De acordo com o site TechRadar, o aplicativo irá funcionar inclusive com navegação por abas e virá com barra de pesquisa rápida.
No entanto, o N900 não virá com o navegador pré-instalado, e os usuários terão que efetuar o download da instalação a partir de um desktop, como se fosse um pacote comum.
O porta-voz afirmou que a empresa está confiante de que esta abordagem irá funcionar.
Ao que tudo indica, as novas versões deste aparelho, bem como as próximas edições do sistema operacional Android, da Google, já virão com o navegador por padrão.
A Fundação Mozilla irá anunciar mais detalhes do software para plataforma móvel na próxima semana.

Verdadeiro "Google Phone" está em testes nos EUA


Hardware foi desenvolvido pela HTC, mas o aparelho será vendido diretamente pela Google
Por Antonio Blanc
O "Google Phone" tem jeitão de iPhone, e sistema operacional Android 2.1
O "Google Phone" tem jeitão deiPhone, e sistema operacional Android 2.1
Mensagens postadas no Twitter ao longo dos ultimos dias ressuscitaram (e mais tarde confirmaram) um antigo rumor do mundo da tecnologia: o “Google Phone”, um avançado smartphone projetado pela Google, rodando o sistema operacional Android (é claro).
As mensagens, que surgiram na última sexta, foram notadas pelo blog TechCrunchUma delas foi postada por Leslie Hawthorne, uma gerente no Google, e dizia: “Presa no trânsito saindo do trabalho, depois da ultima reunião com toda a equipe em 2009. Tivemos fogos de artifício e todos ganhamos o novo Google Phone. É lindo”.
De acordo as mensagens o hardware é da taiwanesa HTC, uma das principais parceiras do Google no Android. Revelado em fotos no siteTechCrunch, o aparelho era anteriormente era conhecido como “HTC Passion” mas será batizado de “Nexus One”, como adiantou o jornal Wall Street Journal, que também afirma que o aparelho será vendido diretamente aos consumidores a partir do início de 2010, sem subsídios de operadora. O preço será mais alto, mas os usuários terão liberdade de escolher operadora e plano que mais lhe agradam.
Não há especificações técnicas oficiais, mas segundo dados do registro do aparelho na FCC(o equivalente norte-americano da Anatel), o Nexus One é um smartphone GSM Quad-Band capaz de velocidades de download de 7.2 Mb/s (e upload a 2 Mb/s) em redes 3G, e equipado com interfaces Wi-Fi (802.11 b/g), Bluetooth 2.1, câmera de 5MP e memória expansível com cartões microSD. Segundo o usuário GreatWhiteSnark, um dos que twittou sobre o aparelho, o formato é “similar ao do iPhone”, mas com carcaça em aço escovado. O sistema operacional seria o Android 2.1, com recursos como síntese de voz em todos os aplicativos e papéis de parede animados, que reagem ao toque.
Curiosamente, em vez de negar os fatos ou se recusar a comentar, como de costume, a Google confirmou em um de seus blogs que há, sim, um aparelho em testes nas mãos de funcionários “ao redor do globo”, descrito como um “laboratório móvel” para teste de novasidéias e conceitos.
A Google promete compartilhar mais informações sobre o Nexus One “em breve”, quando os testes terminarem.

Google demonstra algoritmo quântico para busca


Por Antonio Blanc
A Google demonstrou nesta semana durante a conferência NIPS 2009 (Neural Information Processing Systems 2009) em Vancouver, no Canadá, um novo algoritmo de busca para reconhecimento de padrões em imagens mais rápido que qualquer coisa que possa ser executada nos gigantescos datacenters atuais da empresa. O segredo? Computação Quântica.
Segundo Hartmut Neven, líder da equipe de reconhecimento de imagem do Google, o algoritmo roda em uma máquina desenvolvida pela canadense D-Wave Systems, conhecida como “computador quântico adiabático”.
Longe de ser um computador no sentido a que estamos acostumados, a máquina é uma espécie de “acelerador de cálculo”, que recebe um problema de um computador tradicional e, usando o princípio da superposição quântica, encontra a solução testando todas as possibilidades ao mesmo tempo. Este é o principal atrativo da computação quântica, já que nossos computadores atuais trabalham de forma sequencial, testando uma possibilidade atrás da outra.
O problema proposto como teste foi encontrar um objeto (um automóvel) em um conjunto de imagens. Segundo a revista New Scientist, os pesquisadores primeiro “treinaram” a máquina para reconhecer carros, alimentando-a com um conjunto de 20 mil imagens. Metade delas continha um veículo, e a outra metade não.
Uma vez treinada, a máquina foi alimentada com outras 20 mil imagens, e resolveu o problema “mais rápido do que os algoritmos clássicos usando os computadores que temos em nossos datacenters”, disse Neven. O desempenho exato, entretanto, não foi revelado.
Para os interessados, um “paper” descrevendo o algortimo pode ser encontrado no sitearxiv.org

Novo método de formatação aumenta capacidade de discos rígidos em 10%


Por Antonio Blanc
Espaço em disco nunca é demais. E para aproveitar melhor o espaço disponível em seus HDs a Western Digital desenvolveu um novo e mais eficiente método para formatação do disco, batizado de Advanced Format, que resulta em até 10% mais espaço livre. Parece pouco, mas em um disco de 500 GB isso representa 50 GB a mais “de graça”.
O segredo é um novo método de organização dos dados, com setores físicos de quatro quilobytes, o que permite fazer melhor uso do espaço disponivel. Além disso, a Western Digital aumentou o tamanho da área dedicada à correção de erros (ECC) em cada setor, o que deve aumentar a confiabilidade dos discos em até 50%.
A “pegadinha” é que, embora funcione bem em sistemas operacionais mais modernos como o Windows Vista e Windows 7, o Advanced Format causa queda de desempenho do disco no Windows XP. Segundo o site PC Perspective, isso acontece por diferenças no alinhamento entre os setores físicos e os “clusters” de dados do sistema de arquivos NTFS.
Para resolver o problema, a Western Digital criou um utilitário chamado WDAlign que corrige o alinhamento, e também incluirá nos novos HDs um jumper que força o firmware do drive a se comportar de forma mais compatível com o Windows XP.
Infelizmente, a tecnologia Advanced Format não pode ser aplicada em HDs já existentes no mercado, pois requer mudanças substanciais no firmware da unidade de disco. Tal modificação, entretanto, é apenas “interna”: os discos continuam usando interfaces SATA, compatíveis com qualquer placa-mãe disponível.
Os primeiros discos “Advanced Format” nas lojas serão os Western Digital Caviar Green de 1 TB da série EARS, que devem chegar ao mercado (nos EUA) nas próximas semanas. Preços não foram informados.